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A Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses, na sequência de uma convocatória à sociedade civil feita pelo Presidente da República, no seu primeiro discurso do 25 de Abril, proferido na Assembleia da República, e desde 2007, desenvolve um projeto nacional para a promoção do sucesso escolar em várias escolas do País.

 

COMO FUNCIONA NA PRÁTICA?

“Geração de Sucesso – 1º Ciclo”

  1. RASTREIO – durante o 1.º período letivo/1.º Semestre, para deteção precoce de um conjunto de fatores potenciadores de insucesso escolar presentes no Aluno, Escola e Família e que permite a seleção de alunos e famílias para intervenção, assim como a identificação de aspetos da escola e do território para ativação de recursos institucionais e comunitários.
  2. PLANEAMENTO DA INTERVENÇÃO – a partir do 2.º período letivo/2.º Semestre, de acordo com o perfil de risco de cada aluno.
  3. INTERVENÇÃO – Aplicação de um conjunto de estratégias e/ou técnicas, padronizadas por guiões de intervenção, orientadas para a aquisição ou consolidação de competências neuropsicológicas (ex., atenção, memória de trabalho, autorregulação), para treinar competências cognitivas (ler, escrever, calcular, abstrair, resolver problemas matemáticos, interpretar textos), não-cognitivas (ex., competências sociais, cooperação), bem como para otimizar as tarefas de aprendizagem ao longo do dia e da semana a fim de promover as aprendizagens e, consequentemente, o sucesso escolar e a qualidade do mesmo (com monitorização e follow-up).

 

  1. MONITORIZAÇÃO - Todos os períodos/semestres, são registados desempenhos e comparados com o mesmo período/semestre do ano anterior, procedendo a ajustes nas intervenções.

 

“Rede de Mediadores para o Sucesso Escolar – 2.º/3.º Ciclo e Ensino Secundário”

  1. SINALIZAÇÃO - Aplicação de um questionário de sinalização do Risco - Screening (3.º Ciclo) ou Scoring (2.º Ciclo) - a todos os alunos do 5.º (2.º Ciclo) /7.º ou 8.º ano (3.º Ciclo) / 10.º ano (Secundário), autorizados pelos EE, durante o 1.º Período/1.ºSemestre. Nota: o aluno sai da aula para realização do questionário.
  2. ENCARTEIRAMENTO - No início do 2.º Período/2.º Semestre, constituição da carteira de 60 -70 alunos com risco identificado pelo Screening/Scoring + Resultados Escolares do 1ºPeríodo/1.ºSemestre, que serão acompanhados pelo Mediador EPIS até final desse ciclo de estudos.
  3. PLANEAMENTO DA INTERVENÇÃO - Início do trabalho individualizado, com elaboração de planos personalizados de acompanhamento dos alunos e família, com os módulos de trabalho adequados (“caixa de ferramentas EPIS”).
  4. CAPACITAÇÃO – Até ao final do ciclo, são trabalhados estes módulos, individualmente ou em pequenos grupos, nos espaços temporais permitidos pelos horários escolares e da família.
  5. MONITORIZAÇÃO - Todos os períodos/semestres, são registados desempenhos e comparados com o mesmo período/semestre do ano anterior, procedendo a ajustes nas intervenções.

 

 

 CONTACTOS:

 

   www.epis.pt

  https://www.facebook.com/epis.empresariospelainclusaosocial/

 #associacaoepis

 

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Reportagem Fotográfica

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