eTwinning

Este projeto disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação...

Ler mais...

Projeto MAIA

O Projeto MAIA - teve o seu início em setembro de 2019 e foi pensado ...

Ler mais...

Erasmus+

O programa 2021-2027 coloca uma forte tónica na inclusão social, nas transições ...

Ler mais...

Novos Tempos Aprender

Teve início no ano letivo 2019/20, e resultou da iniciativa dos 15 Agrupamentos...

Ler mais...

Desporto Escolar

Criado com o objetivo de estimular a prática da atividade física e da formação...

Ler mais..

QUEM QUERO SER?!"

Feira das Profissões

Peter Senge, professor universitário no MIT e especialista em organizações escreveu: “As organizações que realmente terão sucesso no futuro serão aquelas que descobrirem como cultivar nas pessoas o compromisso e a capacidade de aprender em todos os níveis da Organização.”

Se extrapolarmos esta ideia para a escola, percebemos facilmente que todas as iniciativas que facilitem a relação entre a escola e a comunidade e entre os alunos e a realidade externa da escola potenciam a qualidade do processo de ensino/aprendizagem.

No dia 27 de abril de 2022, a Escola Básica e Secundária Francisco Simões parou para se mover. Esta aparente contradição só o é, aparentemente. A escola parou uma parte das suas atividades letivas para se envolver na iniciativa “QUEM QUERO SER?!” – Feira das Profissões. Organizada pela Psicóloga do nosso Agrupamento responsável pelo Serviço de Psicologia e Orientação, Rita Mariano, e com o apoio da Direção do Agrupamento de Escolas Francisco Simões, dos alunos Curso Profissional de Multimédia e dos alunos do Curso Profissional de Técnico Turismo.

Foi uma iniciativa que ficou na memória de todos os envolvidos.

 

Durante todo o dia, mais de vinte personalidades e organizações passaram pela nossa escola para partilhar a paixão que os move pela sua atividade profissional. Participaram Vera Ferreira – Enfermeira; Carlos Laranjeira - Ilustrador/Caricaturista; Carlos Ribeiro - Artista Plástico; Mário Rainha Campos - Fotógrafo/Arte-educador; Marta Pereira - Designer de Interiores; Fernando Galrito – Animação; PSP - Polícia de Segurança Pública; Marinha Portuguesa; Maria João Paralta - Hospedeira de Bordo; Pedro Gomes e Hélder Morais - Engenheiros de Telecomunicações; José Ramos e Ramos – Jornalista; Bruno Ribeiro – Criminólogo; Joana Mirra - Artista Multimédia; Elsa Vieira - Tradutora Literária; Manuel Cabete - Mestre de Judo; Paulo Ventura e João Cruz – Capoeira, Santa Casa da Misericórdia do Seixal; André Figueiredo - Arquiteto/Designer/Artista Digital; Eva Fialho – Advogada; e, Marco Trindade – Ator; e, ainda, os Porbatuka; o Clube de Robótica e o Clube de Teatro da nossa escola.

 

O nosso grande amigo Mário Rainha Campos deixou um dos segredos para o nosso sucesso coletivo: “se quisermos chegar mais depressa, vamos sozinhos. Se quisermos chegar mais longe, vamos em grupo”. É assim que a Escola, a nossa e todas as escolas, devem fazer. Juntos, caminhando para o sucesso!

 

Ver em:

https://fb.watch/cGqDdz3SrT/

 

Segurança Digital

Scroll to top